Na semana passada, a Corregedoria Nacional de Justiça divulgou o calendário de inspeções que serão realizadas nos tribunais de Justiça no segundo trimestre deste ano com a finalidade de verificar o regular funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares havendo ou não evidências de irregularidades.

No período de inspeção será verificado o funcionamento dos setores administrativos e judiciais das unidades e cada uma terá duração de quatro ou cinco dias. As inspeções são previstas no Regimento Interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e podem ser realizadas rotineiramente ou a qualquer tempo por iniciativa da Corregedoria Nacional ou a requerimento de autoridade pública e a partir das visitas e reuniões realizadas nos tribunais são elaborados relatórios com os achados da equipe de inspeção, além de recomendações e determinações para melhoria de desempenho.

Seis tribunais receberão visitas da equipe da Corregedoria entre os dias 5 de abril e 1º de julho e a primeira inspeção será no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), no período de 4 a 9 de abril. O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) receberá a equipe da Corregedoria entre os dias 13 e 16 de abril e a terceira inspeção será no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), no período de 3 a 5 de maio. Em seguida, nos dias 24 a 28 de maio, a inspeção será no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e no período de 21 a 25 de junho no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Por fim as atividades do trimestre encerram-se com a inspeção no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), agendada para o período de 28 de junho a 1º de julho.

 

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Foto: Pixabay