No dia de hoje (7) comemora-se em todo país o Dia Nacional da Advocacia Pública função essencial à Justiça e prevista constitucionalmente.

Essa data foi a criada pela Lei 12.636, de 14 de maio de 2012, que instituiu esse dia como marco que reforça a história das carreiras responsáveis por essa nobre missão constitucional ao longo da organização da sociedade brasileira e o dia 7 de março foi escolhido em homenagem ao dia de criação do cargo de Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco, em 1609, na época do Brasil-Colônia.

A função foi o marco inicial para a criação dos atuais cargos das carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU), Procuradores da Fazenda Nacional, Advogados da União, Procuradores Federais e Procuradores do Banco Central, e dos cargos das Procuradorias Gerais dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que contam hoje com mais de 20 mil membros em atividade.

Os membros da Advocacia Pública atuam na estrutura da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e suas principais funções são a postulação judicial, a consultoria, assessoria e direção jurídicas dos entes públicos defendendo o estado brasileiro e os demais entes da federação.